quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Período e frequência

Oi pessoal, hoje vou falar sobre Frequência e Período, conceitos usados nos Movimentos Circulares.
  • O Período (T): é o tempo gasto para que um ciclo se repita. Tipo aquele carro lerdo que demora 5 horas e 30 minutos para terminar de dar a volta na rotatória (e está na sua frente!!), essas 5 horas e 30 minutos irão ser o período (T), que usa unidade de tempo.
  • A Frequência (f): não confunda com período, a frequência é a quantidade de ciclos (voltas) que algo completa para uma certa quantidade de tempo. Geralmente se usa Hertz (1/s) como unidade de frequência. Por exemplo, se eu levo 10 segundos para dar 5 voltas completas na rotatória, minha frequência é 0,5 Hz, entendeu? Olha a imagem para entender melhor a relação entre Frequência e Período:

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Movimento Circular Uniforme

Olá gente, vamos falar um pouco do MCU? É o chamado Movimento Circular Uniforme! Vamos supor que você está dirigindo um carro e passa por uma rotatória, então você faz aquela curva contínua até virar para uma rua. Nessa curva contínua, irá haver um Movimento Circular Uniforme, ou seja, você não vai mudar a sua velocidade (uniforme) e vai passar por uma trajetória circular (a rotatória). Já que vamos analisar movimentos circulares há as chamadas "grandezas angulares" (até agora vimos somente as "grandezas lineares"), como a figura:

Na figura:
V = velocidade linear
S = espaço linear
R = raio
São as grandezas angulares, se você observar, é só dividir as grandezas lineares pelo raio da circunferência e terá as grandezas angulares!! Agora que você sabe "transformar" as grandezas, então sabe usar a equação do movimento uniforme aqui, no movimento circular uniforme, como na figura:

 Lembrando que a aceleração centrípeta não interfere no módulo da velocidade linear. :)

sábado, 27 de dezembro de 2014

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Queda Livre e Lançamento Vertical

Olá pessoal, vocês lembram do MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), poisé, imagine agora esse tipo de movimento na vertical (um foguete, ao invés de um carro, por exemplo). Então, uma Queda Livre e um Lançamento Vertical podem ser calculados e classificados igualmente como o MRUV. Numa queda, o movimento irá ser acelerado, porque a velocidade aumenta e num lançamento vertical, vai ser retardado. Como a figura:
Quando você pega uma bolinha e joga pra cima, ela sobe diminuindo sua velocidade, "para um pouquinho no ar" e desce aumentando sua velocidade, até voltar a sua mão. Vamos falar fisicamente agora: quando você pega uma bolinha e joga pra cima, ela faz um lançamento vertical com movimento retardado, chega a sua altura máxima, onde sua velocidade estará nula, e depois, em queda livre com movimento acelerado, sua bolinha cai em sua mão de volta. É isso que acontece quando se joga uma bolinha para cima, sempre lembrem-se disso!! :) Ah, só uma coisa que esqueci de falar, num movimento acelerado, a velocidade e a aceleração têm o mesmo sinal (positivo+ ou negativo-), já no movimento retardado, a aceleração e a velocidade têm sinais opostos. Se orientarmos nossa trajetória para cima, a aceleração da gravidade (g) será sempre negativa (a = -g), porém, o sinal da velocidade irá mudar, de acordo com a trajetória do corpo, esteja ele subindo ou descendo, como a figura:
Para calcular, é só usar as equações do MRUV. Tem bem aqui, no blog mesmo: http://fisicanaoechato.blogspot.com.br/2014/12/movimento-retilineo-uniformemente.html :)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Movimento Acelerado e Movimento Retardado

Oi gente, hoje vou falar sobre a classificação dos movimentos: Movimento Acelerado e Movimento Retardado.Olha só, tudo depende da velocidade do movimento. É muito simples: quando a velocidade está aumentando, o movimento é classificado como ACELERADO e quando a velocidade está diminuindo, irá ser RETARDADO!! Viram? Vamos com um exemplo: você está andando de bicicleta tranquilo, quando não vê onde anda e desce uma ladeira.. a sua velocidade vai aumentando (e muito!) até você cair.. o ponto é: o seu movimento é acelerado! Já pelo contrário, quando você está subindo aquela ladeira, é extremamente difícil, e sua velocidade vai diminuindo: o seu movimento é retardado!!


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado

Olá pessoal, estava pensando em falar um pouco do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, que tal? :) Bom, vocês já sabem que num movimento retilíneo uniforme o objeto que está se movendo faz isso sem curvas e com a velocidade constante (aceleração igual a zero), porém no movimento retilíneo uniformemente VARIADO, esse objeto vai se mover em um trajeto retilíneo e com variações de velocidade num mesmo intervalo de tempo (aceleração constante, não é zero), isto é, se você começa a dirigir um carro às 21:00h por uma rua, e a cada 10 min você aumenta sua velocidade em 10 km/h, por exemplo, você estará fazendo um movimento retilíneo uniformemente variado. É retilíneo, porque  você não faz curvas; e é uniformemente variado porque você aumenta (ou diminui) a sua velocidade em intervalos de tempos iguais (nesse exemplo, você pode perceber que você aumentou sua velocidade a cada 10 min: intervalos de tempo iguais!). Tipo assim:

A partir do exemplo de você dirigindo seu LINDO carro ;) é possível calcular a aceleração (constante nesse caso, pois é MRUV), olha só:


a= aceleração
/\V= variação da velocidade (velocidade final menos a velocidade inicial)
/\ t = variação do tempo (tempo final menos o tempo inicial)

Há outras equações que podem ser usadas no Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, como essas:

V= velocidade (essa bolinha pequena no canto inferior direito do "V" significa que é inicial, isso acontece em tudo, no espaço "S" etc.)
/\S= variação do espaço
a= aceleração
t= tempo

Está aí as equações e uma explicaçãozinha pra vocês!! :)

sábado, 20 de dezembro de 2014

Exercício sobre Movimento Retilíneo Uniforme

Ei gente, já tem o conteúdo de Movimento Retilíneo Uniforme,então deem uma olhada neste exercício, aqui!! https://www.youtube.com/watch?v=6EH5Ifnr8yw Tem só 14 minutos!! :)

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)

Olá pessoal, vamos falar de Movimento Retilíneo Uniforme? :) Primeiro vamos conceituar: "Um movimento uniforme é aquele que a velocidade é constante." Isso quer dizer que quando você está no carro, andando com a MESMA velocidade sempre, você está num movimento uniforme! Para calcular a velocidade, é só dividir a variação do espaço (que nada mais é que a 'quantidade de metros que o objeto percorreu', vamos dizer assim) pelo tempo usado para percorrer aquela variação de espaço:


Na equação acima, 
V: é a velocidade
/\s: é a variação do espaço
/\t: é a variação do tempo

Porém, é importante lembrar que no Movimento Retilíneo Uniforme, a aceleração é NULA!! :)


Terceira Lei de Newton

Eai gente, vamos (finalmente) terminar as Leis de Newton, o que acham? :D Vou falar da terceira lei, a Lei da Ação e Reação!! :) Vamos começar com um exemplo: você é um lutador de MMA, está lutando contra o Anderson Silva (é, contra ele sim, use sua imaginação!). Começou a luta e você ganha um soco bem no meio do nariz e cai desmaiado: acabou a luta, porque você não acorda mais! ;) Tá, mas voltando à física: a terceira lei de Newton fala assim: "toda ação tem uma reação", quer dizer que quando uma força é aplicada em algum lugar, esse lugar "devolve" outra força contrária e com a mesma intensidade. Deixa eu explicar melhor, lembra da luta com o Anderson Silva que você perdeu? Então, ele não foi o único que bateu, porque o seu nariz exerceu uma força contrária ao punho do seu adversário. Tipo assim:

Nesse caso, a F1=F2. Acontece assim: o Anderson Silva te deu um soco no nariz, ou seja, aplicou uma certa força (F1) na sua cara, e você aplicou de volta uma outra força (F2), que é contrária e igual a primeira força aplicada pelo punho do seu adversário (F1). Porém, quem sofreu mais com a mesma intensidade de força foi seu nariz, não a mão do Anderson Silva.. Entenderam a terceira Lei de Newton?? Voltem pra ver mais matérias e explicações aqui!!  :)

Segunda Lei de Newton

Oi gente, para continuar com as Leis de Newton, vou falar agora da segunda lei de Newton, o Princípio Fundamental da Dinâmica. Nada mais é que o conceito de "força".

Como a figura mostra: "a força é igual a massa do objeto multiplicada pela sua aceleração".
E é esse mesmo conceito que usamos para definir o "peso"(nesse caso, a palavra peso se refere a força peso) dos objetos:


P: é a força.
m: é a massa do objeto.
g: é a aceleração gravitacional  do lugar onde este objeto estiver, por exemplo, se for aqui no planeta Terra, a aceleração gravitacional é 9,8m/s aproximadamente, e muito exercício arredonda para 10m/s, facilitando a sua vida!! :)

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Primeira Lei de Newton

   Olá pessoal, hoje vou falar um pouquinho de FÍSICA!! Como vcs já tinham advinhado. :) Que tal as simples Leis de Newton? Poisé, são muito simples, mas vou falar só da primeira tá?
A primeira lei é a Lei da Inércia fala assim: "Um corpo quando parado (inerte) tende a continuar parado, e só entrará em movimento quando lhe for aplicado uma força qualquer. E um corpo em movimento tende a continuar em movimento, e só irá parar quando lhe for aplicado uma força qualquer." Pensa assim, você está no carro indo para o shopping tranquilinho, então chega no sinal vermelho e o motorista do carro não viu, na verdade, viu quando já estava em cima do sinal, e deu aquela freiada brusca. E quando você percebeu, tinha batido a cabeça no para-brisa e está agora sangrando. Poisé, este sangue é graças a primeira lei de Newton. Não, a culpa não é de Newton, mas foi ele que descobriu que quando você estava em movimento (junto com o carro) e o carro freiou o que você fez? Você "continuou a ficar em movimento", como a primeira lei de Newton disse!! E acabou sangrando!! Entendeu o que a Lei da Inércia quis dizer?!