quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Queda Livre e Lançamento Vertical

Olá pessoal, vocês lembram do MRUV (movimento retilíneo uniformemente variado), poisé, imagine agora esse tipo de movimento na vertical (um foguete, ao invés de um carro, por exemplo). Então, uma Queda Livre e um Lançamento Vertical podem ser calculados e classificados igualmente como o MRUV. Numa queda, o movimento irá ser acelerado, porque a velocidade aumenta e num lançamento vertical, vai ser retardado. Como a figura:
Quando você pega uma bolinha e joga pra cima, ela sobe diminuindo sua velocidade, "para um pouquinho no ar" e desce aumentando sua velocidade, até voltar a sua mão. Vamos falar fisicamente agora: quando você pega uma bolinha e joga pra cima, ela faz um lançamento vertical com movimento retardado, chega a sua altura máxima, onde sua velocidade estará nula, e depois, em queda livre com movimento acelerado, sua bolinha cai em sua mão de volta. É isso que acontece quando se joga uma bolinha para cima, sempre lembrem-se disso!! :) Ah, só uma coisa que esqueci de falar, num movimento acelerado, a velocidade e a aceleração têm o mesmo sinal (positivo+ ou negativo-), já no movimento retardado, a aceleração e a velocidade têm sinais opostos. Se orientarmos nossa trajetória para cima, a aceleração da gravidade (g) será sempre negativa (a = -g), porém, o sinal da velocidade irá mudar, de acordo com a trajetória do corpo, esteja ele subindo ou descendo, como a figura:
Para calcular, é só usar as equações do MRUV. Tem bem aqui, no blog mesmo: http://fisicanaoechato.blogspot.com.br/2014/12/movimento-retilineo-uniformemente.html :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário