sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Classificação das imagens

Oi pessoal, antes de mostrar as imagens formadas pelos espelhos côncavos e convexos, vou explicar como elas são classificadas. Normalmente a gente classifica as imagens dos espelhos em: Maior ou Menor, Real ou Virtual, e Invertida ou Direita. Estranhou? Fica tranquilo que depois desse post você vai entender direitinho!! Bem, vamos começar por maior ou menor, isso significa que o tamanho da imagem (simbolizado por y', que a gente lê " ípslon linha" pra imagem) é maior ou menor que o tamanho da imagem do objeto (simbolizado por y, que a gente só lê "ípslon" mesmo, pro objeto) :)

Já quando a gente fala invertida ou direita, significa dizer se a imagem está de um lado diferente do objeto (em relação ao eixo x, das absissas). Tá bom, vamos facilitar isso né? A imagem vai ser direita quando o objeto e a imagem estiverem no mesmo lado (os dois para cima ou os dois para  baixo) e a imagem vai ser invertida quando o objeto e a imagem estiverem em lados diferentes (um pra cima e o outro pra baixo ou vice e versa)!! Ficou mais claro agora?? Veja as imagens:

Viram?? :) Vamos falar agora sobre real e virtual!! Quando a imagem é real, quer dizer que ela pode ser projetada em anteparos (nome difícil pra lugar, por exemplo uma parede, um slide por exemplo, é projetado em uma parede). Isso significa que ela será sempre invertida! E uma imagem virtual é uma imagem que se forma "atrás do espelho", ou seja do lado oposto do objeto (em relação ao eixo y). Compliquei de novo?? :/ Ta bem, é assim: quando uma imagem é real, ela é formada pelos raios de luz, já quando a imagem é virtual, ela é formada pelos prolongamentos dos raios de luz ("dentro do espelho", por isso toda imagem virtual é direta)! Olhe as imagens, ficará mais fácil:
É isso gente, espero ter ajudado!!

3 comentários: